domingo, 18 de janeiro de 2009

Resumo da reunião com o Padre Machado

Realizou-se a Reunião Geral de Acólitos, na passada 6ª-Feira, dia 16 de Janeiro de 2009, pelas 21H00 com a seguinte Ordem de trabalho:
1 – Apresentação sumária
2 – Tarefas realizadas
3 – Tarefas a realizar
4 – Outros assuntos
Antes da Ordem do Dia o Pároco leu o Conselho do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sobre os problemas que poderão advir com o casamento de católicos com outros credos, e de um modo muito especial com Muçulmanos. Ele próprio já teve algumas experiências neste campo…
Em seguida falou-se na Festa das Fogaceiras.
Seria bom que a Paróquia de Cristo Rei da Vergada também estivesse representada. É habitual irem meninas de todas as paróquias depois de terem feito a primeira Comunhão até por volta dos 7 aos 12 anos. Também é habitual estarem presentes Acólitos das diversas Paróquias, assim como os Juízes da Cruz. O Reverendo Pe. Eleutério, Pároco de Santa Maria da Feira deverá ter conhecimento prévio de quantas pessoas vão estar presentes..
Seguidamente passou-se ao Ponto 1 - Apresentação sumária
O Sr. Pe. Machado já está apresentado. Há 37 anos que é sacerdote, e desde 22 de Novembro, p.p. que é o Pároco da nossa Comunidade Paroquial de Cristo Rei da Vergada. Quando estava prestes a entrar na reforma e, por conseguinte, a pensar que teria mais tempo, o Sr. Bispo, D. Manuel Clemente, nomeou-o Pároco desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada, pelo que assumir esta nomeação e função. Já fez algumas reuniões movimentos e a seguir reunirá com os restantes.
O Jacinto é o Assessor entre o Pároco e alguns Movimentos, incluindo o Grupo de Acólitos.
A seguir mencionaram-se os Acólitos que entraram ao Serviço da Comunidade, depois de se terem preparado para aquelas funções:
Assim, o Grupo mais Veterano, apareceu em 1998.
Em 1999 entraram ao serviço a novos elementos.
Em 2005 entraram para o Grupo de Acólitos os mais recentes.
Ponto 2 – Tarefas realizadas
Antes da existência deste Grupo de Acólitos havia os meninos de coro. Entretanto estes jovens foram crescendo, chamaram outros de meninos de coro deram origem ao Grupo de Acólitos, após a devida preparação.
Este Grupo deve muito à Landa que sempre os acompanhou, ajudou e aconselhou.
Ponto 3 – Tarefas a realizar
Este grupo nunca teve qualquer verba, têm cumprido a sua função e ministério de boa vontade, gratuitamente e carolice.
Assim, e porque deve haver também um Secretariado para o Grupo de Acólitos, há necessidade que haja verba. Assim, os serviços religiosos extraordinários, como casamentos, baptizados, bodas de prata e/ou ouro devem deixar alguma verba para estas coisas necessárias. O serviço de Igreja resolve-se na Igreja. Assim, o Rui Neves ficou de enviar os contactos dos acólitos para a Secretaria da Paróquia para que, futuramente, os serviços religiosos extraordinários deixem algum financiamento para que haja verba na Tesouraria do Secretariado de Acólitos. Assim, o serviço extraordinário dos Acólitos deverá ser comparticipado financeiramente.
Estando tudo a funcionar bem haverá possibilidade de se transmitir a Missa pela TVI ou Media.
Os Acólitos deverão estar presentes nos encontros vicariais e/ou diocesanos.
Deverá haver um intercâmbio com outros grupos de acólitos. Secretariado Nacional de Acólitos, etc.
Data para a Festa em honra de Nosso Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração – deverá ser no dia usual, ou seja, no terceiro Domingo de Julho. Mas será um assunto que deverá ser tratado com a futura Comissão de Festas e a Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada.
A nossa Igreja, porque é muito fria, dever-se-ia pensar em fechar bem todas as entradas de ar e fazer uma antecâmara (tipo guarda-vento), em vidro ou outros materiais adequados.
Ponto 4 – Outros assuntos
Haverá um Tríduo de Animação Missionária Passionista na Paróquia de Cristo Rei da Vergada nos dias 13,14 e 15 de Fevereiro que irão insistir:
Reorganização Paroquial
Angariação de mais e mais catequistas
Regularização das caminhadas catequéticas
Rechear os grupos corais de mais elementos
Organizar um Grupo de Juventude!
Apelo a aumentar e rechear o Grupo de Acólitos
Sensibilizar para o CNE – Escutismo
Finalmente o Pároco terminou dizendo que está connosco e pede a ajuda de Deus.
Terminou com uma Oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário